sexta-feira, 1 de outubro de 2010

A palavra que se aprende a ouvir.

Desde miúda que oiço a seguinte frase 'tens de aprender a dizer sim'. Por várias vezes dei por mim a pensar o que significava, hoje em dia sei. Nunca fui pessoa de pedinchar, exigir ou coisa que o valha e era isso que incomodava. Lembro-me bem do dia em que me quiseram dar um carro e recusei. A carta ainda não tinha sido tirada e não via necessidade nessa despesa. Os amigos chamaram-me tola, eu chamei-me racional. O meu não sai normalmente em prol dos outros e não de mim mesma. O meu não recusa o excesso que não me é necessário. Se me pedem um favor o meu não deixa de existir. 
O não dito é diferente do não ouvido. E o pior não que podemos ouvir, é aquele que dizemos a nós mesmos. Aquele não que nos obriga a agir racionalmente, deixando a emoção de lado. Esse, faz o coração ficar colado às costas sem passar pela casa da partida. Sustemos o ar e seguimos em frente, num caminho que às vezes parece mais enevoado que uma estrada nacional nortenha. 
Desde miúda que oiço a frase 'tens de aprender a dizer sim'. Desde miúda que acho que temos todos de aprender a dizer e ouvir um não.

2 comentários:

  1. eu oiço sempre "tens que aprender a dizer não", mas pelo mesmo motivo.

    ResponderEliminar
  2. O "Não" e o "Sim" são de um poder extraordinário. Três letrinhas apenas, mas com capacidade de magoar ou fazer transbordar felicidade em qualquer coração.

    Bjs

    Sunrise

    ResponderEliminar

Quem já atravessou